UM BREVE OLHAR SOBRE O ENVELHECIMENTO

Envelhecimento é um processo natural afinal todos nós estamos envelhecendo e faz parte da vida.

Ele também é gradativo e à medida que o tempo vai passando suas características se tornam mais evidentes. E assim as consequências desse processo vão se estabelecendo.

Surgem modificações naturais às vezes, confundidas com enfermidades, reforçando a cultura de que ser velho significa doente e incapaz.

É caracterizado pela perda de algumas capacidades do nosso organismo e quando associado às doenças crônicas ele pode ser intensificado.

Geralmente o envelhecimento atinge três principais dimensões na nossa vida: o social, o psicológico e o biológico. O biológico é o de maior impacto, afinal ocorrem alterações anatômicas e fisiológicas do nosso organismo. A pele perde a sua hidratação e sua elasticidade que conferem aquele brilho jovial, os cabelos se embranquecem e ficam quebradiços. A nossa postura se altera e o idoso se torna mais encurvado, além de outras alterações que também são visíveis.

No decorrer do envelhecimento, o idoso pode ser acometido por limitações que o tornam dependente em diferentes fases: A primeira fase é a mais difícil de se perceber, pois o idoso realiza as atividades do dia a dia, mas já necessita de uma supervisão de uma terceira pessoa. Essa relação de verificar se tudo está bem é uma relação familiar afetiva que acontece de forma natural e imperceptível.

Com o avanço do envelhecimento e das dependências associadas a ele o idoso vai se tornando mais dependente e deixando de realizar as atividades simples e rotineiras. Porém essa dependência pode ser retardada e algumas atividades simples do dia a dia podem ser recuperadas.

É  necessária uma boa compreensão de todas as etapas do processo de envelhecer.  Dessa forma, todo auxílio ou ajuda que o seu familiar venha a precisar seja oferecido de forma tranquila e segura.

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.